Aconteceu na semana – 16 a 20 de setembro

Aconteceu na semana – 16 a 20 de setembro

24/09/2013

Na última semana, a Geovoxel aumentou sua equipe com a chegada da estagiária Vanessa Escocio Lourenço, que vai atuar no setor de TI. Além disso, a residente firmou uma parceria com a empresa francesa GeoCarta para levantamento com tomografia do solo utilizando eletrorresistividade e terminou o levantamento de radar de solo que estava fazendo em um terreno da construtora RJZ Cyrela.

 

A EDB Renováveis também fechou um negócio na semana passada. A residente assinou um pré-contrato para arrendamento de uma área de 60 hectares no estado de Pernambuco. A empresa aguarda regularizações finais na matrícula da propriedade e prevê a assinatura do contrato definitivo até o final do mês de outubro. A diversificação geográfica do portfólio de projetos faz parte da estratégia de crescimento da empresa, que pretende duplicar sua carteira até o final do próximo ano, superando 500MW em desenvolvimento. “A autorização, até então inédita, do governo para o cadastramento de projetos solares nos próximos leilões de energia, dois deles já em 2013, representa um importantíssimo marco para o setor”, afirma o sócio Luiz Paulo Canedo.

 

Nos dias 17 e 18, o Parque Tecnológico sediou, no auditório da empresa Schlumberger, o XV Encontro ReINC (Rede de Incubadoras, Parques Tecnológicos e Polos do Rio de Janeiro), que visa fortalecer o desenvolvimento de empreendimentos inovadores. O evento contou com a presença de empresários, gerentes e parceiros, como Marcos Assayag, gerente-executivo do CENPES que falou sobre os desafios do pré-sal, e o general manager do NCE SUBSEA da Noruega, Trond Olsen, que mostrou como funciona o cluster norueguês. Segundo Armando Clemente, diretor do SEBRAE-RJ que participou da fundação da ReINC, “o trabalho em conjunto das incubadoras, da coordenação do evento e das empresas participantes transformou o Rio de Janeiro, que já tem a vanguarda desse movimento, em eficiência em tecnologia”. Lucia Guaranys, técnica da Finep que acompanha o movimento de incubadoras há mais de uma década, afirmou: “É sempre uma oportunidade de atualização para mim e para as empresas que estão aqui presentes.”