Completando 50 anos em 2013, a Coppe – Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, nasceu disposta a ser um sopro de renovação na universidade brasileira e a contribuir para o desenvolvimento do Brasil.
Fundada em 1963, pelo engenheiro Alberto Luiz Coimbra, a Coppe ajudou a criar a pós-graduação no Brasil e, ao longo de cinco décadas, tornou-se o maior Centro de Ensino
e Pesquisa da América Latina na área de engenharia.
Apoiada em três pilares – excelência acadêmica, dedicação exclusiva de professores e aproximação com a sociedade –, a Coppe é um centro produtor e irradiador de conhecimento, profissionais qualificados e métodos de ensino. Seus padrões de qualidade no ensino, na pesquisa e na interação com a sociedade vêm sendo adotados como modelos em universidades e institutos de pesquisa em todo o país.
A Coppe já formou mais de 13 mil mestres e doutores nos seus 12 programas de pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado). conta com 349 professores doutores em regime de dedicação exclusiva, 2.910 alunos e 350 funcionários. Forma anualmente mais de 500 mestres e doutores preparados para lidar com temas de fronteira do conhecimento sem perder o contato com a realidade e as demandas da sociedade. Em 2013, como parte da agenda de comemoração dos seus 50 anos, criou seu 13º programa: Engenharia da Nanotecnologia.