Desafio comum de pequenas e grandes empresas, a gestão de talentos vem ocupando papel cada vez mais estratégico na agenda de empresários e executivos. Para pequenas empresas, o desafio parece ser ainda maior: sem uma marca consolidada no mercado, pouco dinheiro e muitos desafios, a atração e a retenção de talentos precisam estar pautadas pela confiança mútua e por pilares capazes de sustentar o crescimento de sua estrutura. Abaixo algumas reflexões focadas na realidade destas empresas:
- Estabeleça desde cedo sua missão, visão e valores. Parece um exercício desnecessário visto que há tantos outros desafios financeiros para se vencer, mas acredite, é isso que vai orientar de forma correta e sustentável suas ações, as contratações e decisões estratégicas que você venha a tomar.
- Não sufoque sua empresa construindo-a em blocos isolados. Em uma startup é bem mais fácil a integração das áreas. Mas lembre-se de que seu objetivo é crescer e quando esta hora chegar tente manter o dinamismo e a integração entre pessoas e departamentos.
- A área estratégica de RH e a Comunicação Interna precisam ser muito parceiras. Não adianta você ter diversas práticas incríveis de retenção de talentos se nenhum dos seus colaboradores sabe disso. Uma comunicação periódica é fundamental para que as pessoas retenham a informação de todas as vantagens de trabalhar na sua empresa.
- Estabeleça seu EVP (employee value proposition). Saber o que você tem a oferecer e deixar isso claro para quem quer entrar na sua empresa reduz bastante o risco de contratações erradas.
- Pergunte aos seus atuais (e potenciais) colaboradores o que eles querem e o que precisam. Utilize-se de ferramentas como pesquisa de clima, avaliação de desempenho com feedbacks formais, etc., mas nunca se esqueça de que nenhum meio eletrônico substitui uma conversa olho no olho. Você sabe o que motiva seus funcionários a permanecer na sua empresa? Salário, desafio, estabilidade, equilíbrio entre vida pessoal e profissional. Descubra! Esse perfil está alinhado com objetivos do seu negócio? Se a resposta for sim, meio caminho andado!
- Mantenha sempre o diálogo aberto. Quando for conversar com seus funcionários pare para ouvir. Não menospreze as críticas que eles têm. O seu negócio é seu “filho”, mas tente não ser tão passional neste momento.
- Dê o exemplo e exija o mesmo de seus líderes. Aqui vale o velho ditado: um gesto vale mais do que mil palavras.
- Dê feedbacks constantes. A avaliação de desempenho não pode ser um momento “surpresa”. Se o colaborador não está indo bem é importante que ele saiba disso e saiba o porque. Como gestor você tem a obrigação de lutar para que as pessoas que trabalham com você possam se desenvolver e atingir as expectativas da empresa. Quando você não dá um feedback negativo você está prejudicando pessoas que confiam em você. No entanto, é muito importante que esse feedback seja coerente e pautado em ações e atitudes que realmente aconteceram. Você tem que ser capaz de dar exemplos positivos e negativos. Lembre-se disso!
- Não trate seus funcionários como crianças. Mimar as pessoas não vai fazê-las ficar mais tempo na sua empresa.
- Não pare no tempo. A gestão de talentos é dinâmica, as pessoas mudam, as empresas mudam, o mundo muda, por que você tem que continuar fazendo as coisas da mesma forma?
Pense nisso e boa sorte!
Leonardo Machado é sócio-fundador e hoje atua como sócio-diretor da graduada Visagio