Conheça a OilFinder

Conheça a OilFinder

22/12/2015

Frequentemente a natureza nos dá pistas de onde se encontram grandes reservas de petróleo: o óleo escapa naturalmente no fundo oceânico, sobe e forma uma mancha na superfície do mar. O problema é que devido as correntes marinhas e ao vento, essas manchas, geralmente, estão a dezenas de quilômetros de distância da origem do escape.

Este problema acabou. A OilFinder, startup da Incubadora, detecta a mancha de óleo na superfície do mar e refaz a trajetória feita por ela até chegar em sua origem no fundo do mar. Esta simulação é feita em laboratório usando a modelagem inversa, tecnologia desenvolvida pela empresa. Sabe o que isso significa na prática?

A localização exata do escapes naturais evidencia a geração de petróleo e reduz significativamente o risco de se perfurar um poço seco (recente estudo apontou uma redução de 27%). Utilizando satélites e simuladores computacionais, a modelagem inversa reconstrói o cenário oceânico do dia em que determinada mancha de petróleo foi detectada na superfície do mar. Ou seja, se a mancha foi vista em 8 de abril de 1994, a OilFinder consegue simular a circulação oceânica dessa data, voltando no tempo até chegar na origem do petróleo.

Se interessou pelos serviços da Oilfinder? Acesse o site da empresa.