
Representantes das empresas graduadas recebem certificados de graduação e chaves para os novos espaços no Parque do Rio.
As últimas empresas que se graduaram na Incubadora da COPPE foram se instalar no Parque Tecnológico do Rio/UFRJ. O evento de entrega das chaves dos novos espaços e dos certificados de graduação contou até com a presença do Ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marco Antonio Raupp.
Para essas empresas, entrar no Parque representa a oportunidade de se estar perto dos centros de P&D da UFRJ e das grandes empresas ali instaladas, e continuar a crescer dentro de um ambiente de inovação. Para o Parque Tecnológico, ter pequenas empresas ao lado das grandes aumenta a diversidade de empreendimentos. Para a Incubadora é um prazer estar perto para acompanhar o crescimento de quem recebeu nossa ajuda para dar seus primeiros passos.
Aquamet – A Aquamet é uma empresa residente na Incubadora de Empresas da COPPE/UFRJ desde outubro de 2007. Atua no desenvolvimento de serviços e produtos para área de meteorologia, entre eles o cálculo de garantia física para aproveitamento energia eólica, qualidade do ar, dispersão de óleo do mar, planejamento e operação de usinas hidrelétricas, comercialização de energia e monitoramento ambiental operacional. Alguns de seus produtos surgiram a partir de pesquisas no LAMCE (Laboratório de Métodos Computacionais em Engenharia).
Ambidados – A Ambidados foi criada em 2007, a partir de um spin-off do LIOc (Laboratório de Instrumentação Oceânica), e instalada na Incubadora de Empresas da COPPE/UFRJ. Atuante nos setores offshore, onshore e inshore, a Ambidados oferece serviços e produtos para a indústria de petróleo e gás, com foco no monitoramento ambiental. Em 2010, a empresa ganhou o prêmio Rio Export na categoria revelação pequena empresa. Neste ano, as exportações da Ambidados somaram US$580 mil.
Inovax – A Inovax desenvolve soluções em telecomunicações para uso profissional de alta performance, com ênfase especial no segmento de mesas de operações financeiras e centros de decisão. A empresa atua no mercado de Engenharia Eletrônica, Telecomunicação e TI desde 1989, desenvolvendo produtos ou soluções on-demand. No inicio de 2007, a Inovax instalou seu núcleo de pesquisa e desenvolvimento na Incubadora de Empresas da COPPE/UFRJ.
Virtualy – A Virtulay, empresa residente na Incubadora da Coppe/UFRJ desde 2009, é um spin-off do Laboratório de Métodos Computacionais em Engenharia – LAMCE/COPPE. A empresa é especializada no desenvolvimento de diversos simuladores – de aviões a guindastes. Seus produtos são os primeiros simuladores desenvolvidos com tecnologia totalmente nacional.