Economia da funcionalidade e da cooperação é tema de workshop na Incubadora

Economia da funcionalidade e da cooperação é tema de workshop na Incubadora

08/11/2019

A Incubadora de Empresas da Coppe/UFRJ promoveu na última quarta-feira, 6 de novembro, um workshop sobre Economia da Funcionalidade e da Cooperação. O evento contou com a participação de Francisco Duarte, professor do Engenharia de Produção da Coppe/UFRJ, Christian du Tertre, presidente do Instituto Europeu da Economia da Funcionalidade e da Cooperação (IEEFC), e François Hubault, professor da Universidade Paris 1 e sócio fundador do laboratório de intervenção Atemis.

Segundo Duarte, a economia da funcionalidade parte de um entendimento de que é preciso repensar o atual modelo econômico e industrial de grande escala e os impactos dessa produção de bens no consumo de recursos naturais. Para responder aos desafios do desenvolvimento sustentável, esse novo modelo propõe alternativas que focam na performance de um bem ou serviço de forma a gerar desenvolvimento econômico, promover o bem estar, mas ao mesmo tempo diminuir o impacto ambiental.

A economia da funcionalidade exige que dirigentes procurem levar em consideração não apenas as suas respectivas empresas, mas o ecossistema em que estão inseridas, desenvolvendo cooperações para criar soluções integradas com outros atores do setor. Um exemplo do modelo é o case de uma empresa que ao invés de vender gás passou a vender o conforto térmico, ou seja, focou em garantir a eficiência do serviço ao menor gasto energético possível para entregar um resultado que oferece bem-estar e reduz tanto o consumo para o cliente e quanto o impacto ambiental. Para isso foi preciso estabelecer parcerias para promover adaptações que ampliassem o isolamento térmico dos prédios, por exemplo.

O professor Christian du Tertre reconheceu que o modelo não é capaz de atingir todas as etapas da cadeia de produção, mas ressaltou a importância de promover debates para caracterizar os problemas e definir em que momento e perímetro é possível atuar. O evento, que aconteceu no auditório da Incubadora, contou com a presença de representantes de empresas e de outros atores do ecossistema empreendedor e de membros da comunidade acadêmica da UFRJ.