Rafael Clemente é fundador da Elo Group, empresa graduada na Incubadora da COPPE/UFRJ. Depois da consolidação da Elo no mercado, o entusiasmo do Rafael com o empreendedorismo e inovação fez com que ele se tornasse um empreendedor serial. Hoje o grupo Innvent desenvolve mais de 10 negócios, e cada vez que encontro o Rafael, esse número cresce. Por essa razão, o Rafael estreia a nova coluna no blog da Incubadora, que abre espaço para empresários experientes falarem com nossos residentes. Lucimar Dantas – gerente de operações
Para você, por que inovar?
Posso responder isso de diversas perspectivas. Pela empresa, porque inovar nos diferencia, nos permite realizar nossos sonhos de crescimento, ambiente de trabalho, de estar com pessoas boas. De um ponto de vista mais geral, porque inovação cria riqueza, melhora a vida das pessoas e resolve problemas. Mas do ponto de vista pessoal, tenho alguns motivos. Primeiro porque tenho uma dificuldade enorme de fazer várias vezes a mesma coisa, então fazer diferente me mantém motivado e com energia. Segundo porque pessoas boas são atraídas por desafios, e trabalhar com pessoas boas é sem dúvida nenhuma o que eu mais gosto de fazer, e por fim, pelo simples fato de esticar os limites, a sensação de pensar: “hummm será que dá?” e você ter que sair da zona de conforto, enfrentar e no fim olhar para trás e: “não é que deu…”
Uma referência de empreendedor
Para mim, a maior referência é o Barão de Mauá… ele construiu muita coisa com ninguém menos do que o Imperador contra ele…
Por mais que possa parecer piegas, também tenho como referencia muita gente que trabalha comigo atualmente, cada um com suas qualidades, suas manias, suas loucuras, mas com a tal “prepotência saudável” que sempre falo que é apaixonante.
Mas aprendi com muita gente, como meu pai Armando que me ensinou a meter a mão e resolver, independente do tipo de trabalho que tem ser feito, o professor Heitor que me ensinou a identificar pessoas boas e desafiá-las, deixar que elas façam do jeito delas e não atrapalhá-las….
Livro de cabeceira ligado à empreendedorismo/inovação
Eu sempre falo de três referências. Gosto muito de biografias, pois acho que é a melhor forma de “apreender” que empreender é escrever a própria história e não apenas seguir caminhos já definidos. São eles:
Mauá: O empresário do Império. É a Biografia do Barão de Mauá, todo empreendedor Brasileiro deveria conhecer essa história.
Innovator’s sollution do Clayton Christensen. É o livro clássico e que é a minha maior influência no mundo da inovação.
Capitalism, Socialism and Democracy do Schumpeter. O capítulo 7 é a melhor coisa que já li. É a base conceitual de quem quer de fato entender inovação e empreendedorismo.
Por que decidiu empreender?
Empreender foi um caminho para poder trabalhar no lugar e com as pessoas que sempre sonhei. Como ele não existia, a solução foi criamos do zero, do nosso jeito, com a cara dessas pessoas. Sem duvida nenhuma não me arrependo!
Onde você pretende estar em 2020?
Uma coisa que sempre falamos lá no nosso grupo é que mais importante de onde ou do que estaremos fazendo é COM QUEM estaremos fazendo. Não tenho dúvidas de que até 2020 o ambiente de negócios terá mudado muito. As necessidades dos nossos clientes terão mudado muito, as metodologias e soluções que ofertaremos na ELOGroup ou as empresas que criaremos e investiremos na Innvent, mas tenho certeza que o grupo de pessoas que estamos montando, o DNA desse grupo, sua cultura e lógica de atuação certamente estará bem mais consolidada em 2020 e é isso que me motiva a colocar toda a minha energia nesta construção.
Deixe uma mensagem para os residentes
Empreender é se tirar o tempo todo da zona de conforto. Domina a tecnologia? Então vai vender! Coloque metas de contatos, telefonemas, propostas, projetos… Isso vai ter que acontecer. Quanto antes melhor! E não esqueça de só se cercar de pessoas boas!