Luiz Eduardo Rubião, fundador das empresas Chemtech e Radix, deu uma palestra na última quarta-feira, 27, no auditório da COPPE, na Ilha do Fundão. O evento foi parte do ciclo de palestras Novos Rumos, organizado pela Incubadora de Empresas da COPPE/UFRJ em parceria com a Agência UFRJ de Inovação, que tem como objetivo incentivar o empreendedorismo mostrando casos de sucesso.
Rubião se formou em engenharia química no Instituto Militar de Engenharia (IME) e fez mestrado na COPPE e em seguida se uniu a dois colegas e abriu a Chemtech em 1989, “na cara e na coragem”, como diz. Para ele, o Brasil não tem uma cultura empreendedora desenvolvida. “Empreender aqui no Brasil é difícil. Não é um país planejado para que empresas pequenas deem certo.” Verificar que a maioria dos seus colegas no IME seguiu carreira em grandes empresas multinacionais, foi visto por ele como um sintoma da necessidade de incentivar o empreendedorismo no Brasil.
O palestrante falou sobre a trajetória da Chemtech abordando as dificuldades que enfrentou como empresário e deu dicas ao público do evento, composto em grande parte por alunos da COPPE. Além de ser reconhecida por sua qualidade técnica, a empresa foi eleita Melhor Empresa para Trabalhar na América Latina, no Brasil e no Rio pelo Great Place to Work.
Depois de vender a Chemtech para a multinacional alemã Siemens, Rubião fundou a empresa Radix em 2010, que em quatro anos conta com escritórios no Brasil e nos EUA e tem clientes como Petrobras, Vale, Chevron, JBS e Disney. A diversidade, ele explicou, é fundamental para não depender de apenas um setor.