Novo Ministro

Novo Ministro

25/06/2012

Aconteceu antes do que se poderia imaginar. O Brasil tem hoje um ex-diretor de parque tecnológico ocupando o cargo de Ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). Marco Antonio Raupp, matemático, doutorado pela University of Chicago, ex-presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), foi Diretor Geral do Parque Tecnológico de São José dos Campos, onde realizou um trabalho espetacular entre 2009 e 2011, quando se afastou para assumir a presidência da Agência Espacial Brasileira.

Entre os desafios de Raupp no início de sua gestão estarão a discussão de dois projetos de lei relativos à criação do Código Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação. A proposta é consolidar a Lei de Inovação e tratar de temas tão variados quanto a formação de recursos humanos, o estímulo à inovação no setor privado, o acesso à biodiversidade e o estímulo à construção de ambientes especializados e cooperativos de inovação – o que inclui os parques tecnológicos e as incubadoras de empresas.

Além disso, será preciso recolocar o orçamento de CT&I nos patamares que permitiram ao Brasil avanços significativos na produção científica na última década e assegurar que a área não venha ser prejudicada com o novo marco regulatório da indústria do petróleo.

A decisão final da presidente Dilma deu-se entre Raupp e o deputado Newton Lima, outro grande brasileiro, com uma brilhante trajetória como Reitor da Universidade Federal de São Carlos, prefeito da cidade e deputado federal.

Ponto para a presidente Dilma, ponto para o Brasil.

Maurício Guedes é diretor da Incubadora de Empresas da COPPE/UFRJ.