Preocupados em estreitar as relações com os consumidores e a sociedade, empresários buscam investir em comunicação com o objetivo de posicionar e fortalecer a marca no mercado. As ações de comunicação interferem diretamente nos resultados positivos e na competitividade do negócio. Mas não adianta forçar a sua inserção, é preciso dar tempo para que os próprios sócios da empresa percebam as vantagens que ela traz.
Segundo Tatiana Maia Lins, consultora em Reputação Corporativa e colunista da Associação Brasileira de Comunicação Empresarial – Aberje, os resultados do investimento na área de comunicação dentro de uma empresa são animadores. “As empresas só têm a ganhar quando decidem dialogar com os seus públicos de interesse. As críticas, muitas vezes, já trazem as soluções para os problemas existentes, basta ter a sabedoria de escutá-las”.
Divulgar na mídia
É muito importante que o cliente entenda que uma divulgação na mídia deve ser feita a partir de um bom planejamento, para que a marca não se torne vulgarizada. “Um bom planejamento de comunicação ajuda bastante, pois mostra um norte sobre o que é importante ser divulgado e para quem divulgar. O trabalho de comunicação não pode vulgarizar uma marca. Se o assessor de imprensa solta releases bobos todos os dias sobre um cliente, no dia em que ele tiver algo realmente interessante, os jornalistas não irão dar atenção”, diz a consultora.
Para Lins, “Tudo é comunicação. Até a decisão de não investir nela comunica um significado para o mercado. Sendo assim, o melhor a fazer é comunicar de modo planejado e consciente”. Por isso, quando for abrir seu negócio pense nas ações de comunicação que usará, pois elas são importantes para aceitação, posicionamento e crescimento do seu empreendimento no mercado. Afinal, assim como disse Chacrinha, “Quem não se comunica, se trumbica”!