Telefónica Open Future_ e Parque Tecnológico da UFRJ criam espaço para empreendedores digitais

Telefónica Open Future_ e Parque Tecnológico da UFRJ criam espaço para empreendedores digitais

13/04/2017

Denominado Crowd Rio, o espaço está com inscrições abertas até 10 de março para empresas digitais em fase inicial de negócio

O Telefónica Open Future_, programa global de inovação aberta e apoio ao empreendedorismo do Grupo Telefónica (controlador da Vivo), fechou parceria com o Parque Tecnológico da UFRJ para a criação de um espaço de crowdworking para empreendedores digitais. O Crowd Rio, como o espaço foi denominado, é a primeira iniciativa do Open Future no Rio de Janeiro e já está com inscrições abertas para a primeira seleção de startups de base tecnológica.

O Crowd funcionará nas dependências do Parque Tecnológico da UFRJ e estará à procura de projetos nas áreas de IoT (Internet das Coisas) e tecnologias digitais. Serão selecionadas 10 startups para um período de pré-aceleração de até 12 meses.

Trata-se do quinto Crowd implantado pelo Open Future no País. A ideia é ajudar a impulsionar o talento local e incentivar jovens com vocação empreendedora a colocar em prática suas iniciativas, fornecendo infraestrutura de espaço, suporte técnico e mentoria. Caso o projeto avance, terá a oportunidade de continuar a ser apoiado por meio da Wayra, a aceleradora de startups ligada ao programa, onde poderá receber financiamento da ordem de US$ 50 mil em dinheiro e outros US$ 50 mil em infraestrutura e ações de desenvolvimento.

“Vamos utilizar uma metodologia de desenvolvimento de negócios moderna e já testada, além de ajudar a ampliar os contatos dos empreendedores com um ecossistema mundial de inovação”, afirma Renato Valente, Country Manager do Open Future e diretor da Wayra Brasil. “A parceria é importante pois ela fomenta uma das missões mais relevantes do Parque, que é incentivar o desenvolvimento de startups e promover a integração entre as pequenas empresas e as grandes companhias residentes no Parque e que colaboram com as atividades do nosso ambiente de inovação”, afirma José Carlos Pinto, diretor do Parque Tecnológico da UFRJ.

Parcerias com a Vivo

 O programa Open Future_ atua com o conceito de inovação aberta e um de seus propósitos é promover parcerias entre a Vivo e as startups na oferta de serviços ao cliente ou de processos inovadores para a gestão da própria empresa. Hoje,  20% das startups investidas pelo Open Future_ fazem negócio com a operadora.

O primeiro espaço, chamado Crowd Vale da Eletrônica, foi lançado no início de 2016 junto ao Inatel – Instituto Nacional de Telecomunicações, de Santa Rita do Sapucaí (MG) e em parceria com a Ericsson. Em maio, foi anunciada a criação do Crowd Londrina, em parceria com a UEL – Universidade Estadual de Londrina e o Sebrae Paraná. Em São Paulo, a parceria com o Senac Santo Amaro deu origem ao Crowd Senac e, mais recentemente, em dezembro, foi anunciado o Crowd Hotmilk Curitiba, em conjunto com a Pontifícia Universidade Católica – PUCPR.

No Rio, a Vivo está presente com mais de 6 milhões de clientes de telefonia móvel, 201 mil de Banda Larga e 82 mil de TV (dados da Anatel de dezembro/2016). A companhia conta hoje com 24 lojas próprias (17 na capital e 7 no interior do Estado) e 118 revendas em todo o Estado.

Sobre o TOF : Telefónica Open Future_ é o programa global de inovação aberta do Grupo Telefónica, que detém no Brasil a marca Vivo.  A iniciativa faz parte do esforço corporativo e empreendedor da empresa de mantê-la conectada com o que existe de mais avançado em termos de inovação dentro de sua estratégia de transformação digital.  O programa tem o objetivo de promover o crescimento de talentos com ferramentas de aceleração, englobando iniciativas como a Wayra, aceleradora de startups, o fundo de investimento Amerigo e espaços de crowdworking para projetos em fase inicial de desenvolvimento, implantados por meio de parcerias público-privadas.

Sobre o Parque Tecnológico UFRJ: Parque Tecnológico da UFRJ tem como objetivo fortalecer a capacidade de inovação para a criação de riqueza e bem-estar para a sociedade, em um ambiente de conexões de iniciativas empreendedoras e geração de conhecimento. O Parque estimula a interação entre a Universidade – alunos e corpo acadêmico – e as empresas, atraindo atividades de pesquisa, desenvolvimento e produção de bens e serviços inovadores.  Localizado na Ilha da Cidade Universitária, o Parque ocupa um espaço de 350 mil metros quadrados. Hoje estão instalados centros de pesquisa de 14 grandes empresas, 9 pequenas e médias, além de 7 laboratórios da própria UFRJ. A Incubadora de empresas Coppe também faz parte do ambiente de inovação do parque e atualmente abriga 25 startups. Outras 63 empresas de base tecnológica já foram formadas na Incubadora.

 Informações para a imprensa:

Telefônica Vivo

Assessoria de Imprensa

 (11) 3430-7020

imprensa@telefonica.com

Parque Tecnológico UFRJ

Assessoria de imprensa

(21) 3733 1991

aline@parque.ufrj.br